quinta-feira, 18 de agosto de 2011

                                          Resenha : Capitães da Areia 
Autor :Jorge Amado 
 Capitães da Areia conta a história de jovens abandonados pobres que viviam em um reformatório no qual apanhavam e trabalhavam como escravos todos os dias.O jornal  relata sobre roubos que ocorrem na Bahia eram meninos que fugiram do reformatório preferiram ir a luta pelas ruas de Salvador .O autor mostrou alguns destaques  no grupo dos Capitães da Areia os meninos tinham pessoalidades  diferentes mais mesmo assim como o resto do bando não tinham mães e nem pais .Podemos ver que a dificuldades de lidar com a dor de serem  órfãos  de pais os Capitães da Areia  ser transformaram em uma  família em que a lealdade era o mais importante para essas crianças uns ajudando os outros nunca abandona o seu bando.O livro a borda um tema bastante comum nos dias de hoje meninos de rua que não sabiam o por que  eram tão jugados pela  sociedade?
a falta da escola que poderia ensina-los o certo ou errado, o carinho de uma mãe quando estivesse tristes. A desigualdade era uns dos motivos no qual não tinham família  pois naquela época os pobres não tinha assistência medica adequada .
A liberdade das ruas os ensinaram a viverem emoções em que as idades não os permitiam os desejos começaram cedo para esses meninos de rua Poucas pessoas conheciam realmente os Capitães da.Areia como o Padre  José Pedro , Don'Anninha,João-de-Adão sabiam que não ser tratava de bandidos mas sim de crianças que poderia ter um futuro promisso .
Essa obra propões  a dificuldade em que a sociedade impõem nos meninos de rua , a falta de interesse   
em ajuda-los além disso Jorge Amado mostrou que o dinheiro não compraria a felicidade de ter uma mãe para os Capitães da Areia assim  como não compraria um sorriso de uma criança que vive nas grandes cidades procurando alguém que acredite nos seus futuros .    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
sao paulo, sp, Brazil
É apenas meu jeito de ser! Um jeito simples, único, uma forma de viver que é independente do que os outros acham, pois sabemos que as pessoas acham muita coisa, mas realmente não nos conhecem verdadeiramente!