segunda-feira, 30 de maio de 2011

Resenha Vidas Secas - Capitulo Baleia


                                                    Capítulo Baleia



            Tudo começa quando a cachorra Baleia tinha emagrecido pêlos caindo às feridas na boca, que dificultavam a comer e beber, Fabiano começou a suspeita que a Baleia estivesse com hidrofobia, amarrara-lhe no pescoço um rosário de sabugo de milho queimado. Então Fabiano resolveu matá-la. Buscou a arma e a fez tensão de carregá-la bem para que a cachorra não sofra muito.
   Baleia era como um membro família, por isso os meninos poderiam impedir que seu pai á matasse. Sinhá Vitória segurava seus filhos para não assistirem aquela cena, mas aos primeiros movimentos do seu marido para excursão, ficou magoada, pois não teve o tempo para que confirmassem a doença da cachorra.
   Fabiano levou a arma ao rosto no primeiro tiro, acertou o traseiro da cachorra fazendo que não possa utilizar uma perna, as crianças começaram a chorar assustadas. A Baleia fingiu de seu dono respirava depressa, a boca aberta, os queixos desgovernados, a língua pedente insensível. Não sabia o que tinha acontecido. O Estrondo, a pancada que recebera no quarto e a viagem difícil do barreiro ao fim do pátio desvaneciam-se no seu espírito. Baleia sentia o fim próximo, tentava esconder-se e até desejou morder Fabiano. Um nevoeiro turvava a visão da cachorrinha, havia um cheiro bom de preás. Em meio à agonia, tinha raiva de Fabiano, mas também o via como o companheiro de muito tempo. A vigilância às cabras, Fabiano, Sinhá Vitória e as crianças surgiam à Baleia em meio a uma inundação de preás que invadiam a cozinha. Dores e arrepios sono. A morte estava chegando para Baleia.
 Lendo esse capítulo podemos analisar que o autor quis mostrar que sua personagem Baleia era uma cachorra que demonstrava um sentimento no qual seu dono não expressava fazendo com que seja comparada como um humano. Também é possível observa que a Baleia sentiu se traia pelo fato de Fabiano atira nela. Graciliano Ramos mostra que Fabiano deveria realmente tomar uma atitude para que a Baleia não sofresse mais com sua doença. Vermos que o final foi triste para a Baleia mais temos que ver a realidade que esse capítulo proporcionou que devemos fazer escolhas que podem serem vista de modo errado .Fabiano matou a cachorra para poupa o sofrimento maior dela não por um capricho foi uma maneira de expressa o sentimento pela amiga de anos  e no fundo a cachorra percebeu que seu dono estava fazendo o que era melhor para ela .

Um comentário:

Páginas

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
sao paulo, sp, Brazil
É apenas meu jeito de ser! Um jeito simples, único, uma forma de viver que é independente do que os outros acham, pois sabemos que as pessoas acham muita coisa, mas realmente não nos conhecem verdadeiramente!